Header Ads

Shows polêmicos na história do Rock


O que seria do mundo do Rock'n Roll sem algumas confusões?! Você conhece as histórias que as cercam? Confira algumas aqui.


1999
Woodstock – Estados Unidos da América

          O Woodstock foi um festival bem controverso, principalmente quando o assunto é (o tão aclamado hoje) “politicamente-correto”. Recheado com várias histórias que envolvem e legitimam a frase “sexo, drogas & rock’n roll”, o festival contou com aproximadamente 200.000 pessoas.
          Um dos shows que mais indicaram problemas, foi do Limp Bizkit. Com base em muitos depoimentos, o show foi considerado o mais violento do festival, inclusive por conta de várias tentativas de estupros, alguns até em coletivo. Porém a confusão se deu mesmo na performance da música “Break Stuff”. Em um determinado momento, o vocalista Fred Durst conversou com o público:
“Pegue toda sua energia negativa e jogue esse merd* toda no sistema. Você tem problemas com sua garota, com seu garoto, problemas com seus pais, problemas com seu chefe, com seu trabalho, você tem problema comigo, com você... é hora de pegar toda essa energia negativa e botar pra fora”
          O problema é que a galera levou isso a sério de mais. Várias madeiras que separavam os banheiros da multidão foram arrancadas e usadas para o chamado “Crowdsurfing”. Tudo isso, somado, fez com que muitos críticos descessem a lenha na banda, alegando que o Limp Bizkit incitava revoltas.
Limp Bizkit e a polêmica apresentação de "Break Stuff"

          Como se não bastasse tudo isso pra um festival só, o Rage Against The Machine fez uma apresentação que entrou pra história, não só da banda ou do festival, mas dos Estados Unidos. Conhecidos mundialmente por suas letras com bases políticas, a banda liderada por Zack de La Rocha também fez os pelos da nuca dos mais patriotas dos americanos arrepiarem. Em determinado momento da apresentação, durante a música “Killing In The Name”, os caras simplesmente atearam fogo em uma bandeira americana, sendo ovacionados pela multidão que acompanhava o show.
Tim Commerford (baixo) e Zack de La Rocha (Vocal) com a bandeira em chamas ao fundo

          Outra banda que causou polêmica no Woodstock-99 foi o Red Hot Chili Peppers. Pra início de conversa, o baixista Flea entrou no palco somente “vestido” com seu baixo. Pelado, pelado, nu com a mão no baixo.
Flea esbanjando sensualidade com seu modelito econômico pro Woodstock
          Como se isso não bastasse, vários focos de incêndio foram iniciados durante o show, tudo isso por conta de um grupo de fãs que levaram e distribuíram velas para o público, para que essas pudessem ser acesas durante a música “Under The Bridge”. Óbvio que a galera não esperou, e regados a muita cerveja, deram início a várias fogueiras. Tá, “mais a banda não é diretamente culpada por isso, certo?” Você diz. Errado! Como já estava escuro, o vocalista Anthony Kiedis aproveitou e disse que a vista de cima do palco estava incrível, com aqueles vários focos de incêndio, e ainda comparou a cena a um trecho do filme “Apocalypse Now” (1979). Depois disso, muitos se empolgaram e tiveram a idéia de atirar seus copinhos de plástico nas fogueiras. O resultado foi que uma das torres  de áudio foi atingida pelo fogo logo após o término do show.
Uma das muitas fogueiras feitas durante o show do RHCP

2001
Big Day Out – Sydney, Australia (Limp Bizkit)

          Pois é, Limp Bizkit de novo! E, se como a ultima confusão não tivesse sido o bastante, dessa vez foi um pouco pior. Durante a apresentação da banda no festival “Big Day Out”, uma jovem de 16 anos morreu asfixiada devido a confusão e o empurra e empurra da platéia. A banda foi severamente criticada na época. Durst justificou que dias antes já havia alarmado a produção sobre a estrutura local e que de cima do palco não pode ver nada de anormal, por isso não parou o show no ato.
A jovem Jessica Michalik, de 16 anos, morreu asfixiada durante o show da banda
          NOTA: No início de 2012, ao voltar para a Austrália (mais precisamente no Soundwave Festival), Fred Durst convidou para o backstage, o pai de Jessica Michalik (a garota que morreu durante o BDO) e cerca de quinze amigos da jovem, que tinham ido com ela ao ultimo festival, alegando que ainda se sentia muito mal pela morte da adolescente e que fariam uma homenagem a Jessica. Eis que na performance de “Take A Look Around” o grande pano com as caricaturas dos integrantes da banda que fazia o fundo do palco caiu, revelando a homenagem. Após o show, o pai da jovem, muito emocionado, revelou em entrevista que achou o gesto de Durst e sua banda muito comovente e que estava grato, alegando que sua filha estaria feliz com isso, aonde quer que ela estivesse.

 
Imagem mostra fundo do palco antes da homenagem
Agora, imagem de outro angulo da homenagem feita para Jessica. Durst ainda falou em poucas palavras sobre a triste fatalidade e chamou o pai da menina para a beira do palco

2001
Rock In Rio – Rio de Janeiro, Brasil (Papa Roach)

          Sucesso recente da mídia mundial, o Papa Roach veio para o Rock In Rio para sua primeira (e até então ultima) passagem da banda no Brasil. Apesar da performance da música "Snakes" ter chamado a atenção do público e da mídia (o vocalista Coby Dick vomitou no palco e precisou sair para se recuperar - mais tarde ele se justificaria dizendo que "vomitou de alegria" já que nunca tinha tocado para um público tão grande e louco como aquele - alguns juram até hoje que isso tudo foi resultado de muita caipirinha, mas enfim) a polêmica ficou mesmo pela possível exigência de Axl Rose. Reza a lenda, que a principio, o blink-182 estava confirmado para o festival, mas o polêmico vocalista do Guns'n Roses, bateu o pé e disse que só tocaria se os garotos do Papa Roach se apresentassem antes deles. Isso nunca foi confirmado por nenhuma das bandas nem pela produção do festival.
Jacoby Shadixx (Coby Dick) do Papa Roach em coletiva do festival

2005
Cuba (Audioslave)
Essa não é bem polêmica, mas assim como o woostock, é igualmente histórica. Em 2005 a banda, formada por ex-integrantes do Rage Against the Machine e Soundgarden, fizeram uma apresentação para mais de 70.000 pessoas. Seria “normal” se isso não tivesse ocorrido em Cuba. Com isso, a banda foi a primeira banda americana de rock a se apresentar na ilha comandada por Fidel Castro.






Audioslave - Cochise / Banda de rock foi a primeira dos Estados Unidos a fazer um show em Cuba

Fonte (histórias, imagens e vídeos): Internet

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

Tecnologia do Blogger.